quinta-feira, 25 de junho de 2009

Roteador huawei d-100 da tim para vivozap


Comprei um roteador na loja da tim, modelo huawei d-100, que roteia o 3g para wi-fi. Já havia lido que era possível usar no vivozap, embora a vendedora tenha dito que era impossível funcionar sem desbloquear o roteador, na verdade a única forma de bloquear seria tendo algum bloqueio para edição ou criação de perfis de conexão, mas ele permite tanto a edição como a criação. A única coisa que lembra que foi comprado da tim é o fato de a tela de configuração ter o logo dela.
Já a configuração é extremamente simples, o roteador vem configurado para ser acessado com o protocolo WEP (inseguro) e sua senha está num adesivo na parte de baixo do modem, ele também tem uma porta ethernet rj-45, portanto ele pode ser configurado tanto pelo wireless como pela rede com fio, não necessita de cd de instalação nem nada disso, Tudo é feito, como em outros roteadores comuns por interface web com o ip 192.168.1.1 (digita-se esses números na barra de endereços do navegador). Os passos são os seguintes:

1. conectar o modem no roteador e ligar o roteador, lógico né!
2. acessar a rede com as informações na parte de baixo do modem Wi-Fi TIM e a chave wep;

3. conectado acesse o endereço 192.168.1.1, basta digita
r esses números na barra de endereços, ele vai pedir uma senha para administrador que é admin;

4. agora vamos ao mais importante, colocar nosso roteador para nos servir a rede 3g, entre em Configuração rápida > seguinte e altere os dados da conexão existente ali para:


Número da marcação: *99#
Nome do utilizador PPP: vivo
Senha PPP: vivo
APN Marque estático e insira zap.vivo.com.br
clique em seguinte
Conexão PPP Automático
Autenticação PPP PAP (sem isso nada feito)

EDITADO EM 03/01/2010
Para outras operadoras use as configurações abaixo, não vou colocar da tim por motivos óbvios, deixo claro que só tenho banda larga da vivo então não testei todas as configurações para ver se realmente funcionam, em dúvida busque no google apn e o nome da operadora.

Claro
Número da marcação: *99***1#
Nome do utilizador PPP: claro
Senha PPP: claro
APN Marque estático e insira bandalarga.claro.com.br
clique em seguinte
Conexão PPP Automático
Autenticação PPP PAP (sem isso nada feito)

Oi
Número da marcação: *99***1#
Nome do utilizador PPP: oi
Senha PPP: oi
APN Marque estático e insira gprs.oi.com.br
clique em seguinte
Conexão PPP Automático
Autenticação PPP PAP (sem isso nada feito)


5. Agora vem a configuração da rede sem fio, coloque o nome que desejar, seguinte;
6. também aconselho a usar uma criptografia WPA que proporciona mais segurança busque sempre colocar uma senha que mescle letras e números, seguinte;
7. ele vai mostrar as informações para revisar, se estiver tudo certo concluir;
8. então o roteador vai reiniciar e sua internet 3g estará disponível para ser usada pela nova rede sem fio.
9. feitas essas etapas,eu aconselho a mudar a senha do administrador para uma outra de sua escolha admin é usada por um sem fim de roteadores.

Acesse o endereço 192.168.1.1 entre em Definições avançadas > Sistema > Modificar senha , clique em modificar e retorne com a nova senha;


Esses passos podem ser feitos para outras operadoras, com as devidas modificações, apn, senhas.

Na caixa do roteador diz que ele só funciona com modens huawei, eu até tentei com um modem aiko 82d que tenho e o resultado está abaixo. Então creio que seja verdade, pelo menos aiko nem pensar.
O roteador tem outros serviços básicos que outros tem firewal, DMZ, filtro MAC, além da possibilidade de criar outros perfis, eu por exemplo criei um perfil vivozap, mas isso não interfere no funcionamento do sistema. Bom os passos são estes, se você está pensando em comprar um e pensa que talvez não funcione, posso dizer que comigo funcionou 100%.

Qualquer dúvida é só gritar!! Will

Para aqueles que usam a operadora oi aqui tem um tutorial meu que pode ajudar, embora já seja um pouco antigo creio que funcione ainda, na verdade não tenho como testar, mas fica a dica. Seria preciso apenas, trocar os dados específicos da vivo pelos da oi, usuário, senha, apn e número a discar.

25 comentários:

Anônimo disse...

Will, bom dia.
Você pode me enviar este mesmo passo a passo muito bem detalhado para a operadora OI.
Obrigado
Ricardo

will disse...

vou pesquisar a respeito de alterações para outras operadoras e publico esta semana, mas só de segunda-feira em diante fim de semana não tenho tempo. will

Lino disse...

Olá Will,

Eu também comprei esse roteador da Huawei modelo D100 assim como um modem Huawei compativel com ele, tudo na TIM.

Realmente para este roteador funcionar com outros modems que não sejam da Huawei, ele precisa ser desbloqueado. Não confundir esse desbloqueio com o desbloqueio do modem, que também precisa ser feito para que o modem aceite qualquer SIM card, mas isso já é outra estória.

Para desbloquear o roteador é preciso atualizar o firmware dele. No eBay tem um cara que vende por cerca de US$ 15 um programa que regrava o firmware dele, desbloqueando-o. É só entrar em http://www.ebay.com e procurar por Huawei D100.

Mas isso só é necessário de você quiser usar outro modem com esse roteador. Se você já tiver um modem da Huawei e quiser apenas usar SIM cards de várias operadoras, basta desbloquear o modem.

De qualquer forma, notei que quando uso meu modem conectado direto no meu notebook consigo uma velocidade de acesso à internet MUITO mais alta do que quando ligo meu modem no roteador D100 e uso a mesma conexão via o roteador.

Usei o velocimetro do site www.rjnet.com.br para fazer essa medição.

Por acaso notou algo parecido com você? Já tentou comparar e velocidade que você consegue usando o modem via esse roteador e ligando o modem diretamente no seu computador?

Obrigado e um abraço!

Motta & Machado Soluções Integradas disse...

Muito Obrigado, pela ajuda!!!
se tiver como fazer com a Claro e ai Oi e puder postar agradeço mais ainda huaahahu!

Unknown disse...

will, boa noite.
Só hoje consegui ver o que estava de errado.Eram as configurações do proxi. Valeu pela ajuda. Seu conteúdo está ótimo. Parabéns!
Luiz Lenza
Brasília, 18 de out de 2009.

will disse...

parabens a vc luiz por conseguir, me prontifiquei a ajudar mas tenho passado por dias muito atarefados por isso não tenho conseguido atender aos pedidos de ajuda. mas fico feliz que esse texto tenha sido útil para outras pessoas.

Unknown disse...

Will, Boa Tarde
Comprei um router destes da TIM com um modem da tim e tudo funcionou perfeitamente.
Estou migrando a internet movel para a vivo por uma questão de cobertura 3G e solicitei um modem da marca Huawei para poder utilizar com o Router D100.
A vivo me entregou o modelo E1756 da Huawei e não estou conseguindo fazê-lo funcionar no router. Após alterar as configurações do perfil no router. Será que existe inconpatibilidade do router com o modem E1756 da Huawei?

will disse...

itomazzi é dificil dizer se deve ou não funcionar por este modem ser bem recente, a princípio deveria funcionar mas pesquisei um pouco na internet e não achei nada sobre isso, talvez para funcionar com esse modem seja preciso atualizar o firmaware (programa) do roteador para assim ele reconhecer esse modem mais novo. Vou ver se pesquiso um pouco mais, a principio esse deva ser o caminho. Já vi em sites gringos gente dizendo que fez ele funcionar até com outras marcas de modem depois de mudar a firmware para algumas que são totalmente desbloqueadas, mas nem tudo que lemos na internet é verdade.

Lycia disse...

Oi Will
Eu não estou conseguindo fazer o D100 funcionar com o meu modem Huawei1556 da vivo. Fiz tudo direitinho mas não conecta e na conexão diz que não tem modem usb conectado. Ou seja ele não está reconhecendo o modem? Eu não fiz alguma coisa direito? Antes de comprar eu liguei para a Huawei e perguntei se esse modelo de modem era compatível e a mulher disse que sim. Se vc puder me dar uma luz, vou ser eternamente grata.
Obrigada
Lycia

Anônimo disse...

Will, bom dia!
Achei muito interessante as suas informações sobre o Roteador D-100
da HUAWEI.
Eu gostaria me vc me desse uma ajuda, se isso fosse possível.
È o seguinte;
Tenho um Modem da VIVO modelo E-156B e comprei um Roteador D-100 da Huawei na FOURSERV do RJ. para montar uma rede familiar WIRELESS.
Todavia depois de varias tentativas, não consigo de forma alguma ACESSAR A INTERNET; apenas directamente com o Modem SIM. com o Roteador NÂO.
A FOURSERV do RJ que me vendeu o Roteador me informou para actualizar o Firmware do Modem E-156B da VIVO no site da Huawei, o que foi feito, e mesmo assim continua sem acessar a internet.
Onde poderá estar o problema?
Por favor me poderia dar uma ajuda?
Desde já muito agradecido de antemão.
Melhores cumprimentos
Fernando

Devanir disse...

Muito obrigado, cara! O manual não vem com dica nenhuma de como configurar o acesso PPP. Eu nem sabia que 3G era um tipo de PPP :(

Flávio disse...

cara perfeiro tambem sai da Tim para a Vivo e consegui configurar o modem facil facil, realmente é so seguir esses passos ai que da certo, vlw

Unknown disse...

Olá Will.
Comprei um roteador huawei d100, meu modem é da mesma marca, porem não estou sabendo configurar para operadora OI, vc pode me ajudar com um passo a passo detalhado.
Desde já agradeço.
Nildo.

Anônimo disse...

Will bom dia
me ajuda a configurar o meu roteador da tim, é que eu tenho um modem da claro, o e173, tentei fazer igual a que vc ensinou mas não deu certo. por favor me ajuda.

will disse...

Estou editando o blog e inserindo as apns da claro e da oi para que seja usado para outras operadoras, mas na verdade não sei se todos os modens inclusive de mesma marca funcionarão e a atualização do aparelho é bem complicada estou buscando informações mas ainda não consegui fazer.

Gelber Arruda Junior disse...

Estou com o mesmo problema do pastor aldo, o meu modem é claro huawei e173, parece que eles não são muito compativeis( o d100 e e173) a luz mode não fica muito tempo acesa, ela acende e em segundas apaga novamente. Não consigo atualizar o firmware pelo site da huawei pq o que esta no d100 é mais atualizado que aqueles (oi e claro). Qualquer novidade sobre essa incompatibilidade é bem vinda.

Obrigado

Angel disse...

Olá
Tb estou com problemas com modem E173 - VIVO . Segui todos os passos e no estatus da conexão aparece: modem não existe. O wi-fi pega o sinal do roteador mas não navega. Pode me ajudar

Anônimo disse...

Ola Will,
Parabense pelo blog.
Voce saveria me dizer si o Modem 3G VIVO ZTE FM100 foncionaria com esse D100 ?

A Saida Ethernet sirve para mandar a senal ate um router com saidas para uma red com fio ?

Obrigado...
ericki

will disse...

Pelo que eu já vi na net ele só funciona com modens de mesma marca, ou seja huawei, creio que para o seu caso um que talvez funcionasse seria o d-link dir-320 atualizando o firmware ele funciona com um número grande de modens, e quanto a usar a ethernet para levar a internet para outro roteador eu fiz uma vez, mas não com um d-100,creio que funcione usando com ips fixos, o d-100 ligado na ethernet do outro roteador com ip fixo, e o segundo roteador trabalhando com ip fixos nos clientes, e gateway setado para o ip do d-100.

will disse...

Se precisarem postar em espanhol não tem problema, yo hablo español,

Anônimo disse...

Oi Will Muchas gracias (fala Frances tambem ?) Rsss.
Parece que vc ja procuro o bastante nesse tema de compatibilidade router Modem 3G.

Na verdade tenho um DLink DIR-655 e (com windows) ele nao save compartilhar seu acceso usb/3G apena se consigue oferecer acceso a internet por um PC de cada vez.

Agora vou tentar ver si com Ubuntu da melhor resultados
(pero acho que um limite HW do D655 mesmo)
...nao se si o D320 traz uma diferencia ao respeito. Procuro no google sob um "ZTE router"
Brigado

will disse...

o caso do dir-320, é o seguinte eu tenho um que uso como print-server( servidor de impressão) com minha hp 930, ele tem uma porta usb que pode, mediante a atualização para um firmware russo ou australiano, ser usada com um modem 3g distribuindo essa conexão pelo wifi, o mesmo que o d-100, a diferença é que a compatibilidade é muito maior inclusive há um firmware baseado no linux, dd-wrt, que expande,e muito, as capacidades dos modens compativeis. O que vejo como maior problema do d-100 é que só funciona com modens da mesma marca, e a atualização de firmware parece mais um parto, de tão complicada, e como não preciso dele para mais do que ele já faz não me aprofundei no assunto. O proprio site do dd-wrt relata a compatibilidade com ele mas é algo para expert e que não precise do aparelho para outra coisa, pois se ele parar de funcionar não vai fazer diferença. o dir-320 tudo é bem simples por isso eu atualizei cheguei a usar com um modem e realmente funcionou.

7PRINT INFORMÁTICA disse...

Olá...eu estou com este roteador que veio da Europa e queria configurar no modem da TIM...vcs tem esta configuração ?

Henrique Botelho disse...

ola, não consegui instar o mini-modem olivetti ao d100, o que tenho de fazer, ambos são TIM.

will disse...

A princípio o d100 só é compatível com modens da mesma marca, ou seja huawei, eu mesmo tenho um modem da aiko e o d100 nem nota que ele está conectado, acho difícil de fazer e nem sei como, mas a princípio teria ser trocado o firmware do aparelho, original sem chance talvez com o dd-wrt mas não posso ajudar nisso. Há um comentário que fiz acima sobre isso.
Falou amigo!!