terça-feira, 12 de outubro de 2010

Opensuse 11.3 kde 4.5 e finalmente fone bluetooth funcionando

Sempre tive grande simpatia pelo Opensuse, usei-o já faz anos logo assim que ele se tornou em opensuse, antes era só Suse, versão 10.0 ou algo assim acompanhei a atualização e passei a usar a 11 mas aí os problemas começaram era o hardware que não ajudava e ainda tinha uma mudança chata no gerenciador de pacotes que o tornava suuuuuperleeento. Depois de usar um tempo cansei e passei por várias distros, até que fiquei no Mandriva um bom tempo e a última que ficou mais tempo foi o Fedora 12 e agora o 13, mas na verdade nunca fui muito de fedora mas a verdade é que ele me atendeu super bem, principalmente o tal fone bluetooth da nokia que funcionava de uma forma perfeita com o fedora, sem eu ter que fazer qualquer configuração exótica para funcionar.

Mas nesse tempo sem que o opensuse fosse minha distro principal sempre baixava a iso e via como andava a distro do camaleão, cuja mais atual é o 11.3. Como era só para testar acabei baixando a iso com o kde 4, na verdade faz tempo que só uso o gnome e isso meio que vicia você a manter sempre o desktop do mesmo jeito, pelo menos no meio caso é assim. Bom a verdade é que fui com a cara desse tal de kde 4, kde 4.4 para ser mais exato, tenho usado já faz algum tempo e tenho ficado bem impressionado tanto com o visual como com a usabilidade desse kde, mesmo não sendo o mais novo, a verdade é que ele está me conquistando e já está quase assumindo o posto de principal no meu note, falta bem pouco.

O fato é que esse kde 4.4 já é antigo e no meu caso meu opensuse de tempos em tempos ele travava e só o reset para resolver. Então tomei coragem e decidi dar um passo adiante e fazer a atualização do kde, são necessários alguns passos pois nos repositórios oficiais só tem o 4.4, mas vamos lá os passos são os seguintes:

ps: esses procedimentos são apresentados no http://omgsuse.com/content/how-upgrade-kde-45 .

Na verdade são poucos passos:

1. remova os repositórios do antigo kde e qt (no meu caso só tinha o kde), pelo yast repositórios de software;

2. adcionar o repositório que tem o kde 4.5 usando o comando:
sudo zypper addrepo -f http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Distro:/Factory/openSUSE_11.3 KDE45

3. adicionar o repositório EXTRA, isso é opcional (no meu caso ele já estava lá);
sudo zypper addrepo -f http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Extra/openSUSE_11.3_KDE_Distro_FactoryKDE-Extra

4. no meu caso eu estava usando o knetworkmanager, ele deve ser alterado antes da atualização pelo Network Management plasmoid, o knetworkmanager tem um bug com o kde 4.5 (na verdade ele coloca isso como passo 5 e não 4 e diz para ser feito deste jeito, eu alterei por que creio que seja a ordem correta principalmente por que provavelmente esteja em uso o knetworkmannager)
sudo zypper install plasmoid-networkmanagement

5. atualizar o kde com os novos repositórios instalados:
sudo zypper dist-upgrade --from KDE45 --from KDE-Extra

Feito isso os pacotes do kde serão atualizados e ao sair do ambiente gráfico e voltar a logar-se já terá o kde 4.5 diante de vossos olhos, na verdade num olhar distraído nem se nota a diferença, mas ao se usar ve-se as diferença, e o mais importante no meu caso o kde não travou mais, está funcionando perfeitamente.

E a parte do bluetooth?

Bom, também não é difícil basicamente precisamos instalar alguns pacotes a mais e passar a utilizar o pulseaudio, vamos lá:

1.instalar os seguintes pacotes, pode ser feito pelo yast:
pulseaudio, pulseaudio-module-bluetooth, pulseaudio-module-x11

2. no meu caso não tive que instalar o bluedevil, ele já estava lá, na verdade eu já tinha instalado para testar no kde 4.4 então não sei se ao atualizar o kde 4.5 ele vem junto, de qualquer forma instale, o máximo que pode acontecer é ele estar lá;

3. para evitar confusão com tanta gente cuidando do bluetooth desinstale o kbluetooth isso eu tive que fazer.

4. há 2 caminhos 1. sair e logar outra vez, ou:
start-bluetooth-x11
start-bluetooth-kde
Na verdade os comandos funcionaram sem erro, mas só rolou quando sai e refiz o login, vai entender?

Já estamos quase lá, se você já pareou o fone bluetooth com o computador, remova-o e pareie outra vez, desta vez ele vai te perguntar se é para configurar como audio sink (saída de som), e já está tudo no lugar para usar.

Para usar, se você saiu e voltou não precisa mas se não saiu não deixe reiniciar o kmix para funcionar.

Coloque o som para rolar e abra o kmix e abra o mixer e vá até Sequências de reprodução e sobre o audio stream do seu player (amarok no meu caso) e clique com o lado direito vá até mover e lá estará o seu fone bluetooth, aí e só curtir o som.

Foi assim que eu fiz e funcionou perfeitamente, se alguém passar por aqui e fizer espero que funcione.
ps: o funcionamento do fone eu peguei aqui.

Um brinde, konqueror com webkit

Se já fizemos tudo isso, podemos aproveitar para usar o Konqueror com o motor webkit, que traz uma velocidade de navegação muito legal, esse post foi feito com ele, é super fácil e vale a pena.

Rode esse comando:

keditfiletype text/html

Na janela vá até Embutir e na caixa no meio da janela mova o WebKit para cima OK e pronto é só reiniciar o konqueror e já foi.

ps: esse eu tirei daqui.

Assim eu fiz e estou feliz da vida com os resultados, show de bola.

Na verdade uso o gnome há anos mas acho que o kde está me conquistando, embora esteja esperando o novo gnome que virá em breve para ver as novidades

Um comentário:

Nathan (Artigo do Fone Bluetooth) disse...

Muito legal essa tecnologia bluetooth pra fones de ouvido, ótimo pra livrar da bagunça de fios enrolados.
Abraços !